Transcrição de áudio em processos criminais: Pioneirismo do Grupo Steno garante qualidade e agilidade

A transcrição de áudio e vídeo é um serviço que o Grupo Steno realiza há mais de 25 anos. Usado para transformar áudios e vídeos em texto, o recurso é fundamental para escritórios de advocacia/arbitragens, porque quando conteúdos audiovisuais são apresentados como provas, a averiguação é mais ágil se eles estiverem transcritos. E claro, facilita muito para as partes o conteúdo das oitivas também estar em forma de texto. Entre os advogados, esse tipo de serviço é conhecido também como degravação.

Desde 2013, a transcrição de áudio ou degravação tornou-se ainda mais relevante. Naquele ano, o Supremo Tribunal Federal permitiu a inclusão de transcrições na íntegra em processos criminais. Quando o STF tomou essa decisão, pensava-se apenas em escutas telefônicas, mas com o tempo ela se estendeu para vídeos e outros tipos de áudios, como depoimentos gravados de forma oculta. Assim, as citações exatas dos envolvidos passaram a constar dos autos, o que praticamente eliminou o problema de sentenças em que se alegava a falta de transcrições anexadas. Com isso, também tornou-se possível sinalizar os trechos mais relevantes de um vídeo ou áudio utilizado como prova.

O documento com a transcrição de áudio ou de vídeo é fundamental para os advogados, pois pode ser usado para futuras consultas durante o processo. Com isso, economiza-se muito tempo, uma vez que não é mais preciso reproduzir o conteúdo audiovisual durante as audiências. É importante enfatizar, também, que uma transcrição não exclui ou substitui o conteúdo audiovisual; eles se complementam.

Por ter valor de prova jurídica, a transcrição precisa ter qualidade, preservando total fidelidade em relação ao áudio. Dependendo de algum erro cometido, o processo todo poderá ser prejudicado.

Pioneiro na prestação desse serviço, o Grupo Steno pode garantir a qualidade das transcrições que realiza. O texto é revisado duas vezes para que esteja totalmente alinhado ao arquivo enviado. Além disso, a agilidade também é assegurada, uma vez que a transcrição é realizada por estenotipistas profissionais. Para obter mais informações, basta enviar um e-mail para steno@steno.com.br ou ligar para +55 (11) 3747-0100.