Transcrição de áudio: como funciona um serviço que é tão importante

Você já parou para pensar em como a longa conversa de uma entrevista é transformada em texto? Ou em como tudo o que é dito na audiência de um tribunal é registrado no papel? Ou, ainda, em como as palestras de uma convenção transformam-se em uma publicação posterior? Tudo isso acontece graças à transcrição de áudio, um serviço fundamental para diversos setores da economia. E que o Grupo Steno realiza há mais de 25 anos.

É um trabalho cuja dinâmica é parecida com a da audiodescrição — ou seja, a descrição objetiva de qualquer imagem por meio de áudio (saiba mais sobre o recurso lendo este texto do nosso blog). Mas, na transcrição, ocorre o processo inverso: tudo o que é dito em áudio transforma-se em texto.

São diversos os campos profissionais que dependem do serviço. Jornalistas precisam transcrever suas entrevistas, policiais e peritos criminais precisam transcrever áudios de escuta telefônica e emissoras precisam transcrever programas radiofônicos para seus sites (como é o caso, por exemplo, de “A Voz do Brasil”).

No campo do Direito, também, a transcrição de áudio é fundamental. Como é preciso registrar cada vírgula de uma audiência, os áudios são gravados para que transformem-se em documentação textual.

Como funciona a transcrição de áudio?

O serviço é realizado por um estenotipista. Trata-se do profissional que opera o estenótipo, uma máquina com 24 teclas que podem ser apertadas simultaneamente, sendo combinadas. Com isso, é possível formar palavras inteiras em milésimos de segundo.

Funciona da seguinte maneira: o estenotipista ouve o áudio e, instantaneamente, vai digitando no estenótipo. Como a velocidade de digitação é alta — de 150 a 200 palavras por minuto –, algumas palavras saem erradas. Por isso, depois que o estenotipista conclui o serviço, o arquivo é passado para um editor, que ouve o áudio novamente e corrige algumas lacunas e equívocos.

Quando a edição é concluída, o arquivo é passado para o revisor. Ele dá uma última olhada nos textos e faz os ajustes necessários. Só então o arquivo é enviado para o cliente.

A transcrição por áudio também é utilizada no recurso de legendagem oculta (closed caption) pré-gravada para um programa de TV, por exemplo. O processo é quase o mesmo daquele descrito acima. A única diferença é que, em vez de a transcrição ser enviada para o cliente, ela é inserida quando o programa de TV vai para o ar.

Tudo fácil com StenoVoice®

No Grupo Steno, esse fluxo de transcrição de áudio é realizado por meio da plataforma online StenoVoice®. Tudo fica centralizado em um só lugar: o cliente acessa o sistema para enviar arquivos audiovisuais e receber o texto final transcrito, editado e revisado por nossa equipe. Os prazos variam, mas costumam ser, em média, de três dias úteis.

StenoVoice® também pode ser utilizada por empresas que desejam realizar a transcrição com seus próprios profissionais. Ou seja, a plataforma é licenciada para uso interno das organizações, sem que a equipe do Grupo tenha acesso ao conteúdo.

Para obter mais informações, basta enviar um email para steno@steno.com.br ou ligar para +55 (11) 3747-0100.