Grupo Steno investe em tecnologia para levar acessibilidade a novas plataformas

Com a ajuda da tecnologia, está cada vez mais fácil levar acessibilidade aos conteúdos audiovisuais. Serviços como closed caption (CC), audiodescrição e Libras agora estão disponíveis para celulares, tablets e outros dispositivos. Para entender a importância disso, basta lembrar que, no Brasil, há 7,3 milhões de pessoas com deficiência visual, e 2,2 milhões com deficiência auditiva (de acordo com o IBGE).

Por isso, o Grupo Steno tem investido continuamente no desenvolvimento de softwares, sites e outras soluções que ampliem o alcance dos serviços que prestamos. Conheça esses produtos e entenda como eles modernizam os serviços de acessibilidade:

StenoVoice

Criado em 2004, foi o primeiro produto patenteado da Steno. É uma plataforma online que recebe vídeos e áudios e os devolve aos clientes em formato de texto. Criamos o StenoVoice para facilitar e agilizar o processo de envio e devolução do material. Quando a transcrição está pronta, o cliente recebe por e-mail o arquivo final.  

A plataforma também pode ser utilizada somente pela empresa que contrata o serviço, sem que tenhamos acesso ao conteúdo transcrito.

MobiLoad

Este produto foi criado para tornar filmes, peças de teatro e eventos em geral mais acessíveis para pessoas com deficiências visuais e auditivas. A ideia surgiu em 2011 para facilitar um processo que, até então, envolvia uma logística complicada: a inserção de Libras e de CC em filmes e peças. No caso do teatro, ainda é comum haver um intérprete de Libras ao lado do palco, com luz própria.

O MobiLoad é um tablet com uma haste flexível, que se adapta a qualquer cadeira. Nele, a pessoa com deficiência pode acessar CC, Libras ou audiodescrição, em tempo real, que aparecem sincronizadas com o que está acontecendo na tela ou no palco. Assim, o público sem deficiência assiste à peça sem outros elementos e o público com deficiência tem uma plataforma completa de acessibilidade. É possível também escolher o idioma dentro de três opções: português, inglês e espanhol.

AD Steno

Derivado do StenoVoice, o AD Steno é destinado exclusivamente para peças publicitárias. O funcionamento é o mesmo: o arquivo é enviado para nós por meio do site e o cliente recebe o formato escolhido: Closed Caption , Libras ou audiodescrição.

TV Texto

Um aplicativo que transcreve todo o conteúdo da TV em formato de texto para dispositivos móveis. As emissoras contratam o aplicativo e nós fazemos a transcrição de seus programas. O serviço é realizado em tempo real, por estenotipistas, e é vantajoso não somente para pessoas com deficiência, mas para todos que quiserem acompanhar um jornal ou a sessão de alguma casa legislativa quando não há a possibilidade de assistir pela televisão.

Rádio Texto

Tem o mesmo princípio do TV Texto, mas aplicado a rádios. A emissora contrata o aplicativo e sua programação fica disponível em texto. A transcrição é feita em tempo real e pode ser acompanhada em qualquer lugar do mundo.

LiveStream (Segunda Tela)

Outra plataforma patenteada pelo Grupo Steno, LiveStream transmite qualquer conteúdo para qualquer lugar do mundo. Só é necessário o acesso à internet em um computador, tablet ou celular.

Com a tecnologia, é possível aumentar o número de espectadores de programas ou de eventos, além de aumentar a acessibilidade por meio do closed caption, Libras e audiodescrição. A plataforma possibilita, ainda, a expansão do espaço para anúncios e patrocínios de maneira interativa com o telespectador, pois permite a inserção de textos e imagens na tela.

A plataforma é dividida em duas opções:

TV Steno Legislativa, idealizada para atender à demanda de Casas Legislativas em todo o país, traz a função “Biografia”, que possibilita ao telespectador conhecer mais sobre os trabalhos e os projetos do político.

TV Steno Arbitragem, que possibilita a solução de conflitos a distância, independentemente da localização das partes envolvidas e em até três idiomas: português, inglês e espanhol.