Grupo Steno: Há 25 anos construindo um mundo mais acessível para todos

Este mês de outubro de 2019 é muito especial para nós. Nele, completamos 25 anos de existência – um quarto de século trabalhando para tornar o mundo mais acessível para quem precisa. Desde 1994, procuramos aliar tecnologia e pioneirismo em serviços que contribuem para uma sociedade mais inclusiva, mais justa. 

O pioneirismo, aliás, é a nossa “marca de nascença”. Fomos os primeiros a utilizar a estenotipia informatizada no país. Isto aconteceu lá em 1995, quando levamos essa inovação para os tribunais – órgãos que têm a necessidade de registrar, por escrito, tudo o que é falado em audiências. 

Até aquele ano, a estenotipia nos tribunais era mecânica. Ou seja, o estenótipo imprimia os códigos teclados em papel, que depois precisavam ser transferidos manualmente para um computador. Lento e muito trabalhoso, esse processo foi revolucionado pela nossa tecnologia. Logo depois, criamos a Teoria Brasileira de Estenotipia Informatizada, para documentar os procedimentos e orientar a formação de novos estenotipistas dentro da prática. 

O pioneirismo não para por aí. Também fomos precursores nos serviços de inserção de closed caption, ou legendagem oculta, e de audiodescrição nas televisões do país. De 1997 em diante, esses recursos permitiram que milhares de brasileiros com deficiência visual e auditiva acessassem conteúdos na TV e depois no cinema, além de peças de teatro e eventos diversos. Para todos esses setores, fomos desenvolvendo produtos altamente inovadores, como aplicativos de audiodescrição e o MobiLOAD – conheça as soluções neste link.

Hoje, colher os frutos desse trabalho é muito gratificante. Não só pela constatação de que nossos serviços e produtos continuam derrubando barreiras, mas também porque é evidente que a pauta da acessibilidade ganhou relevância de lá para cá. Medidas importantes, como a instrução normativa da Ancine, vêm contribuindo para assegurar o direito de todos, sem exceção, ao entretenimento.

De nossa parte, continuaremos trabalhando muito pela acessibilidade. Até porque o retorno que recebemos é absolutamente gratificante. “Uma das coisas mais interessantes é o contato com o público. Nós vemos as pessoas que usam nossos recursos e produtos se sentindo inseridas no ambiente, no mundo. Vemos o resultado do nosso trabalho ali na hora”, afirma Rafael Parlatore, diretor de Acessibilidade do Grupo Steno.

Por tudo isso, a acessibilidade e a inclusão formam um propósito pelo qual vale a pena lutar. Um propósito que nos permitiu formar um time focado e altamente engajado. Que o diga Alexandre de Almeida, representante comercial do Grupo Steno: “Quando comecei aqui, descobri um mundo novo que se chamava acessibilidade. Um mundo diferente de tudo aquilo que já conhecia – as pessoas com deficiência, como elas viviam e principalmente como eram tão mal representadas e pouco compreendidas. Hoje, é maravilhoso notar como conquistaram seus direitos perante a sociedade – um processo do qual sempre participamos”.

Esta foi a nossa trajetória, de 1994 para cá. O caminho que percorremos nos enche de orgulho, sem dúvida. Mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Por isso, neste aniversário de 25 anos, renovamos o nosso compromisso com aquilo que nos move desde o começo: uma sociedade mais inclusiva e, em consequência, mais justa. 

Conheça nossa trajetória completa!