O que é e como funciona a audiodescrição

A audiodescrição é um dos serviços de acessibilidade disponíveis no mercado para atender pessoas com deficiência visual. O recurso consiste na narração das imagens com palavras por meio de uma descrição objetiva. Em conjunto com as falas originais, o áudio permite a compreensão integral do que está acontecendo na cena.

A audiodescrição pode ser utilizada em eventos, filmes, teatros e programas de televisão. Aqui na Steno trabalhamos principalmente com emissoras de televisão, produtoras audiovisuais, distribuidoras, empresas de eventos e casas legislativas.

Na televisão brasileira, a audiodescrição é obrigatória desde 2011. Hoje, as emissoras devem exibir, no mínimo, seis horas por semana de programação com esse recurso. Para acessá-lo, basta apertar a tecla SAP no controle remoto do televisor de modo a mudar para o segundo canal de áudio, que vai trazer a descrição detalhada das cenas.

Antes de tudo, o roteiro

Mas como funciona a produção da audiodescrição? O primeiro passo é elaborar um roteiro com toda a narração a ser feita pelo audiodescritor. Na Steno, recebemos o arquivo de vídeo que servirá de referência, e nossos profissionais cuidam da roteirização. Essa descrição já deve vir sincronizada, ou seja, com o tempo controlado para não interferir nos diálogos do conteúdo audiovisual.

Por exemplo: um filme em que aconteça uma perseguição policial. O roteiro deve relatar tudo – os carros, as paisagens, os eventuais disparos, as pessoas que aparecem na ação. Quando há diálogos, a descrição é interrompida.

Após a roteirização, é realizada uma revisão cognitiva por uma pessoa com deficiência visual, que conversa com o roteirista para realizar os eventuais ajustes. Feito isto, vem a gravação em estúdio. Dependendo da extensão do conteúdo, esse processo pode ser mais ou menos demorado.

Para facilitar a vida dos clientes, criamos o AdSteno, uma plataforma para filmes publicitários. Ela é utilizada para receber e enviar os arquivos de comerciais com Closed Caption, LIBRAS e audiodescrição. É 100% online e foi programada para facilitar e agilizar esse fluxo.

Quer ver o resultado final de todo o processo? Clique aqui e assista a um comercial com audiodescrição produzida pela Steno.

Audiodescrição em tempo real

As etapas que explicamos acima são relativas à audiodescrição pré-gravada, que é inserida em arquivos finais de filmes, séries e outros conteúdos. Mas a audiodescrição também pode ser realizada em tempo real, uma demanda comum em palestras e peças de teatro.

No caso de peças teatrais, nós recebemos a gravação de ensaios e realizamos o roteiro e a revisão cognitiva. Então, participamos dos ensaios finais para realizar os ajustes.

Feito isso, nos dias de apresentação, levamos o profissional responsável pela audiodescrição e a equipe técnica ao local, bem como o equipamento a ser utilizado pelas pessoas com deficiência visual.

Seja em tempo real ou pré-gravada, a audiodescrição é um recurso de acessibilidade que garante conteúdos mais inclusivos, para que pessoas portadoras de deficiência não percam nenhum detalhe.