Informação exata e rápida para os cidadãos: a importância da transcrição de áudio para Câmaras e Assembleias Legislativas

Aproximar a população das discussões que acontecem nos órgãos responsáveis por criar leis no Brasil. Esse é o papel da transcrição de áudio para as casas legislativas. Parece importante, e é mesmo. Aqui no blog, já explicamos como escritórios de advocacia dependem do serviço para registrar tudo o que é dito nas audiências. Agora, você vai conhecer como transformar áudio em texto é um recurso crucial para instituições como Câmaras Municipais.

O serviço

A transcrição de áudio é usada nas Câmaras para registrar tudo o que foi falado durante sessões e reuniões.

Após realizada a transcrição, todo o conteúdo é incluído nas atas. Esses relatórios são disponibilizados nos sites das Câmaras para que todos tenham acesso. Isso faz com que vereadores, deputados e legisladores ausentes possam inteirar-se a respeito do que foi debatido. Melhor ainda: o serviço permite que a população acesse a informação exata de debates de assuntos de seu interesse, aumentando a transparência. Qualquer um pode pesquisar esses registros.

Rapidez e qualidade: nossos diferenciais

Por ser uma referência tanto para pessoas do setor público quanto para os cidadãos, a ata é realizada por servidores a partir da transcrição. Por isso, precisa ser absolutamente fiel ao áudio. Erros, por menores que sejam, podem gerar muita confusão. Por isso, o serviço deve ser realizado por quem tem experiência no assunto.

E de transcrição de áudio, o Grupo Steno entende. Nós já prestamos esse serviço para casas legislativas há oito anos, desde quando passamos a trabalhar com as Câmaras Municipais de Cotia e de Guarulhos. Desde então, aprimoramos os dois atributos que consideramos mais importantes nesse processo: a rapidez e a qualidade.

A transcrição é realizada por estenotipistas, e o conteúdo passa por um rigoroso controle de qualidade, em três etapas: a transcrição do texto é feita por um estenotipista, passa por um editor e depois é revisada mais uma vez, antes de ser finalizada. Geralmente, esse processo dura entre 24 e 72 horas.

Outra possibilidade que oferecemos é a transcrição ao vivo. Ou seja, o texto é entregue logo após o término da reunião. Porém, nessa opção, é disponibilizado o chamado “rascunho” (draft), sem a edição e as revisões. Caso queira, o cliente pode receber o texto revisado depois.

Para obter mais informações, basta enviar um e-mail para steno@steno.com.br ou ligar para +55 (11) 3747-0100.