Grupo Steno: frutos importantes na construção de um mundo mais inclusivo

O mês de outubro foi de muita celebração para nós. Pois foi quando completamos 25 anos de um trabalho cujo objetivo é tornar o mundo mais inclusivo, mais justo. No texto anterior, você conheceu a nossa história ao longo deste um quarto de século. E hoje, destacamos alguns desses serviços, passando a palavra a parceiros fundamentais, sem os quais não conseguiríamos chegar até aqui.

A Lak Lobato é uma dessas parceiras. Surda oralizada, ela é responsável pelo blog “Desculpe, não ouvi!” e autora do livro que leva este mesmo nome. Graças a esse trabalho, a Lak se tornou uma referência no campo da acessibilidade, realizando diversas palestras por todo o país.

E nós temos orgulho de nossa participação nesse trabalho – a Lak conta com os nossos recursos para tornar as apresentações mais acessíveis. “Eu sinceramente não sei como agradecer a qualidade do trabalho da Steno. A empresa sempre foi de uma gentileza e de uma simpatia tremendas, sem contar a competência. Não encontro palavras para descrever a importância desse apoio nos últimos anos”, conta ela.

Nossos serviços não se limitam a eventos. A área jurídica é outra na qual recursos como de acessibilidade são muito importantes. E graças ao Mauro Costa, que atuou na TV Câmara como Operador de Controle Mestre, esse trabalho ganhou dimensão nacional. Realizamos a transcrição de áudio de conteúdos do canal, de modo a registrar tudo o que foi falado durante sessões e reuniões.

Vale uma explicação desse trabalho: após realizada a transcrição, todo o conteúdo das assembléias é incluído nas atas. Esses relatórios são disponibilizados nos sites das Câmaras para que todos tenham acesso ao que foi deliberado. Isso faz com que vereadores, deputados e legisladores ausentes possam inteirar-se a respeito do que foi debatido. Mauro Costa destaca a importância de levar a acessibilidade para dentro das Câmaras: “Além de ser uma obrigatoriedade em lei, não é justo apenas uma parcela da população ter acesso aos conteúdos sem limitações. É preciso incluir todos, sem exceção, nesse contexto. E graças ao Grupo Steno, conseguimos fazer isso”.

Vale lembrar, também, que nosso trabalho está nas telas e nas telonas. A audiodescrição, uma forte frente do nosso trabalho, vem sendo utilizada em cada vez mais conteúdos da TV, inclusive em serviços de streaming. Um exemplo é a série nacional “Irmandade”, lançada há pouco tempo pela Netflix, que tem o serviço produzido por nós. Nos cinemas, nossos recursos de legendagem e audiodescrição podem ser encontrados no filme Nada a Perder 2 dirigido por Alexandre Avancini e realizado pela Paris Entretenimento.

O caminho que percorremos até aqui nos enche de orgulho. Mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Por isso, nos comprometemos a completar mais 25 anos trabalhando pela excelência na acessibilidade, sempre com foco em uma sociedade mais inclusiva.

Este mês de outubro de 2019 é muito especial para nós. Nele, completamos 25 anos de existência – um quarto de século trabalhando para tornar o mundo mais acessível para quem precisa. Desde 1994, procuramos aliar tecnologia e pioneirismo em serviços que contribuem para uma sociedade mais inclusiva, mais justa.