Conscientização acessível: Secretaria Nacional lança cartilha sobre o Covid-19 para pessoas com deficiência

Sabemos que informações acessíveis estão sendo cada vez requisitadas. Distribuir informações para pessoas com algum tipo deficiência deixou de ser luxo e tornou-se necessidade. Neste momento de crise em relação à covid-19 não poderia ser diferente. A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), criou uma cartilha online com as principais informações sobre o coronavírus para auxiliar pessoas com deficiência e também com doenças raras.

Este material está disponível ao público desde o dia 3 de abril. É uma produção do observatório de Doenças Raras da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com um grupo com profissionais de saúde, técnicos e professores universitários de diversas instituições.

Todo o conteúdo foi desenvolvido a partir das dúvidas mais frequentes da população e contém informações que esclarecem o real impacto da pandemia para as pessoas que possuem doenças raras e também algum  tipo de deficiência. Selecionamos a seguir alguns destaques desse documento. 

  • Cuidados que pessoas com deficiência visual precisam ter: 
  1. Lave as mãos com frequência e principalmente após tocar em mapas táteis, corrimões, maçanetas, entre outros, e utilize álcool em gel 70%.
  2. Limpe objetos que toca com frequência, incluindo a bengala longa, com água e sabão e com álcool 70%.
  3. Ao receber ajuda, procure segurar no ombro evitando tocar nas mãos ou cotovelo de quem irá te guiar, uma vez que a recomendação é de que ao tossir ou espirrar, as pessoas o façam no meio do braço.
  • Cuidados que pessoas com deficiência auditiva precisam ter:
  1. Se você se comunica por meio da Libras tente não tocar seu rosto durante a conversação, se as mãos não estiverem limpas.
  • Descrição da forma correta de lavar as mãos em 6 passos:
  1. Esfregue as palmas com as mãos retas em sentido vai e vem;
  2. Esfregue o dorso e entre os dedos de cada mão;
  3. Faça um concha com cada mão e esfregue uma na outra;
  4. Lave as pontas dos dedos e as unhas de cada mão esfregando-os na palma da outra mão;
  5. Lave os polegares e os punhos;
  6. Abra ou feche a torneira com os cotovelos. Caso não seja possível, use um pedaço de papel.

Um dos grandes diferenciais desta cartilha é a disponibilização de vídeos em Libras sobre cada tópico apresentado. Assim, as pessoas surdas não oralizadas também conseguem ter acesso. 

Nós do Grupo Steno ficamos muito felizes por esse avanço e torcemos para que cada vez mais, iniciativas como esta ganhem força. Vale lembrar que, mesmo seguindo todas essas dicas, é importante cumprirmos as normas de segurança para contenção da disseminação do coronavírus. 

Fique em casa, se puder!