Lazer para todos: serviços de acessibilidade para seus seriados favoritos

Hoje em dia, muita gente está imersa no universo das séries de plataformas de streaming. É difícil encontrar alguém que não goste de relaxar curtindo um seriado nos dias de folga. E, nas rodas de conversa, a pergunta “a que série você está assistindo?” inevitavelmente aparece.

Por isso, é fundamental que todos tenham a oportunidade de acessar as séries quando e onde quiserem — incluindo as pessoas com deficiência visual e auditiva. O que significa que, assim como acontece no cinema e na TV, os seriados também precisam oferecer recursos como Closed Caption, Libras e audiodescrição.

Aliás, não se trata só de inclusão social, mas de questão jurídica. Desde 2016, foi determinada a obrigatoriedade do uso de legendagem oculta, audiodescrição e Libras em séries. Esse tipo de adaptação abrange um público de cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual e mais de 9 milhões de pessoas com deficiência auditiva, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Steno, pioneira em serviços de acessibilidade em conteúdos audiovisuais para diversos formatos, sai na frente também quando se trata de séries. Veja agora como funcionam os processos de cada um desses recursos:

 

Audiodescrição

Esse serviço foi desenvolvido para atender pessoas com deficiência visual. Primeiramente, é preciso realizar um roteiro de toda a narração do episódio que o audiodescritor irá realizar. O próximo passo é a revisão do conteúdo roteirizado. Só então o roteiro é levado ao estúdio de gravação para ser produzido. Quer ver como fica o resultado final?  Clique aqui para assistir ao trecho de um filme que teve audiodescrição realizada pelo Grupo Steno.

 

Closed Caption

A legendagem oculta consiste em se descrever tudo o que está acontecendo em cada cena. A norma da ABNT prevê que deve ser incluído offs, ou seja, informações sobre o cenário e sobre o personagem e descrição de sons importantes (como, por exemplo, ruídos de máquinas ou músicas de fundo). O prazo de entrega de uma temporada que tenha 12 episódios e cada um deles dure 50 minutos, é de, em média, um mês.

 

Libras

A Língua Brasileira de Sinais é um meio de inserção de pessoas com deficiência auditiva. A gravação é realizada conforme as falas dos personagens e sincronizada com cada cena, garantindo que o receptor tenha uma boa experiência. O intérprete grava em um estúdio criado justamente para isso. Quer saber mais sobre esse processo? Explicamos tudo sobre a Libras neste post.

 

O Grupo Steno é responsável pela introdução de acessibilidade em diversas séries, como, por exemplo: Criador de Celebridades, do Canal E!, apresentada por Cacau Oliver, que mostra as maiores loucuras para obter 15 minutos de fama; e A Grande Luta, da HBO, um seriado que reúne os principais lutadores do Brasil e do mundo para relatar suas experiências nas artes marciais.

É assim que sua série favorita ganha acessibilidade e pode chegar ao alcance de todas as pessoas. Caso você faça parte de alguma produtora ou tenha se interessado pelos nossos serviços, entre em contato com a gente.

 

Para obter mais informações, basta enviar um e-mail para steno@steno.com.br ou ligar para +55 (11) 3747-0100.